-
Arquitetos: Sam Crawford Architects
- Área: 551 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Brett Boardman
-
Fabricantes: Hansgrohe, Admonter, Halliday+Baillie, Miele, Nemetschek, Polytec, Sky-Frame, Subzero/Wolf, Sussex Taps, Swedia Store, VMZINC, iGuzzini
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa casa é resultado de uma reforma e ampliação feita em uma construção de 1914 do estilo “Federation” no bairro histórico de Haberfield, apenas cinco quilômetros a oeste do centro de Sydney. Partes problemáticas de uma ampliação feita nos anos 90 foram removidas e espaços amplos e contemporâneos foram construídos: cozinha integrada com a sala de estar e jantar, sala de TV e um amplo sótão.
Curvas elegantes de concreto aparente são reveladas através de diferentes ângulos da construção original, que se abrem para um pátio interno e uma extensão na parte traseira da casa. Uma garagem com pé direito baixo no canto do terreno foi convertida em uma cabana espaçosa, criando um ambiente de escape e uma área de recreação adjacentes à piscina.
A planta e uso da casa podem ser lidos através de duas geometrias diferentes. A casa original de quatro quartos, que foi ampliada pra oito ambientes nos anos 80, tem a forma racional e linear que espera-se de um chalé de tijolos da virada do seculo 20.
A ampliação de concreto, vidro e zinco abraça e se abre ao patio e ao jardim dos fundos da casa. O gesto de ampliação da parte de trás da casa é o patio, que quebra o longo volume da casa e se estende para formar uma segunda entrada escultural e que pode ser vista da rua por trás da casa original de tijolos.
Essa segunda entrada atende as necessidades do vai e vem da família de seis pessoas, com armários dedicados para mochilas e equipamentos esportivos. A parede curva de concreto define a passagem à clara e ampla cozinha e salas de jantar e estar.